Nesse mês de abril de 2011 o Movimento Integralista e Linearista Brasileiro MIL-B, juntamente com a Sociedade de Estudos do Nacionalismo Espiritualista SENE, iniciam o Ciclo de palestras sobre os Antecedentes Históricos, filosóficos e políticos da Ação Integralista Brasileira. Vários assuntos serão discutidos sobre os fatos que levaram a fundação do Maior Movimento de Massas da História do Brasil, o Integralismo do Chefe Nacional Plínio Salgado. Os temas discutidos são:
1 – O Nativismo no Brasil Colônia e no início do Brasil Império.
2 – A Ação Patriótica do Império Brasileiro.
3 – As teses filosóficas de Jackson de Figueiredo e a fundação do Centro Dom Vital.
4 – A Doutrina Social da Igreja Católica.
5 – Os Movimentos de Extrema – Direita no mundo e o combate ao Comunismo e ao Capitalismo Liberal. O caso do Integralismo Lusitano.
6 – A Ação Patrianovista de Arlindo Veiga dos Santos. A atuação da Frente Negra Brasileira. O pensamento de Sebastião Pagano e Ataliba Nogueira.
7 – As Filosofias de Farias Brito, Tobias Barreto, Silvio Romero, Alberto Torres e Oliveira Vianna.
8 – Os embates nacionalistas na República Velha. O Governo de Arthur Bernardes e a atuação de Pandiá Calógeras no processo de organização da extração de minérios e riquezas do Brasil.
9 – A Semana de Arte Moderna e o Movimento da Anta.
10 – A Legião Cearense do Trabalho e As Ligas Eleitorais Católicas e as atuações corporativistas de Olbiano de Mello, Petrônio Chaves, João Carlos Fairbanks e Severino Sombra.
11 – Os Movimentos Nacionalistas da década de 20 e a atuação de Monteiro Lobato.
12 – As Filosofias de Spencer, Spengler, Bergson, Jacques Maritain, o Materialismo Histórico e os Fundamentos do Corporativismo Social e do Humanismo Integral.
13 – As posições de Plínio Salgado, Gustavo Barroso e Miguel Reale antes da AIB.
14 – Fundamentações teológicas de antes da década de 30.
15 – A Revolução de 30, a Revolução Constitucionalista de 32 e a Sociedade de Estudos Políticos.
16 – O papel ideológico das Forças Armadas no Brasil Colônia, no Brasil Império e na República. A infiltração do Positivismo nas Forças Armadas.
17 – O Existencialismo cristão de Nicolai Berdiaeff
18 – A Antroposofia de Rudolf Steiner a sua influência na formação das idéias.