“Não me envelheçais, focalizando a minha personalidade. Procurai-me no meu Pensamento. Não me considero nem diferente nem melhor do que vós.
Camisas Verdes! Quando quiserdes ver o vosso Chefe, olhai para os vossos companheiros. Quando quiserdes ouvir a voz do Chefe, rufai vossos tambores, soprai vossos clarins. Quando quiserdes sentir o espírito do Chefe, marchai porque ele estará no rumor dos vossos passos: os pensamentos andam como as pernas. E quando quiserdes alegrar o Chefe, reuni-vos em torno da bandeira azul e branca.
E se, nos recessos do sertão da nossa Pátria, perdido na floresta, na solidão e no silêncio, não tiverdes nem companheiro, nem tambor, nem clarim, nem bandeira e, mesmo assim, quiserdes ver o Chefe, procurai no espelho dos rios, das lagoas, dos igarapés e das restingas, a vossa própria imagem: e se nos seus olhos rutilar esta fé que nos abrasa, nos destinos grandiosos do Brasil, tereis visto, no brilho dos vossos olhos, a presença do Chefe.
O CHEFE NÃO É UMA PESSOA: É UMA IDÉIA”
Plínio Salgado
S.Paulo, 10 de dezembro de 1934
Bibliografia de Plínio Salgado
Textos Extraídos das obras de Plínio Salgado
Abaixo estaremos apresentando alguns trechos significativos das obras de Plínio Salgado que contribuem para o aprimoramento cultural de nossos jovens.
O acesso à obra completa de Plínio Salgado está infelizmente cada vez mais difícil e até chegar o momento de sua reimpressão num tão aguardado futuro próximo, julgamos estar contribuindo para preencher esta lastimável lacuna das livrarias e editoras brasileiras.