slide26
slide28
slide27
slide25
slide2
slide25
slide24
slide22
slide23
slide21
slide20
slide19
slide17
slide16
slide18
slide13
slide12
slide14
slide11
slide10
slide8
slide5
slide7
slide6
slide9
slide5
slide3
slide1
slide4
slide29
slide30
slide31
slide32

“UBI SPIRITUS DEI, IBI LIBERTAS”

A Palavra do Chefe

Plinio Salgado
A Palavra do Chefe

“Não me envelheçais, focalizando a minha personalidade. Procurai-me no meu Pensamento. Não me considero nem diferente nem melhor do que vós.
Camisas Verdes! Quando quiserdes ver o vosso Chefe, olhai para os vossos companheiros. Quando quiserdes ouvir a voz do Chefe, rufai vossos tambores, soprai vossos clarins. Quando quiserdes sentir o espírito do Chefe, marchai porque ele estará no rumor dos vossos passos: os pensamentos andam como as pernas. E quando quiserdes alegrar o Chefe, reuni-vos em torno da bandeira azul e branca.
E se, nos recessos do sertão da nossa Pátria, perdido na floresta, na solidão e no silêncio, não tiverdes nem companheiro, nem tambor, nem clarim, nem bandeira e, mesmo assim, quiserdes ver o Chefe, procurai no espelho dos rios, das lagoas, dos igarapés e das restingas, a vossa própria imagem: e se nos seus olhos rutilar esta fé que nos abrasa, nos destinos grandiosos do Brasil, tereis visto, no brilho dos vossos olhos, a presença do Chefe.

O CHEFE NÃO É UMA PESSOA: É UMA IDÉIA”

Plínio Salgado

S.Paulo, 10 de dezembro de 1934

 

Textos Extraídos das obras de Plínio Salgado

Abaixo estaremos apresentando alguns trechos significativos das obras de Plínio Salgado que contribuem para o aprimoramento cultural de nossos jovens.

O acesso à obra completa de Plínio Salgado está infelizmente cada vez mais difícil e até chegar o momento de sua reimpressão num tão aguardado futuro próximo, julgamos estar contribuindo para preencher esta lastimável lacuna das livrarias e editoras brasileiras