slide26
slide28
slide27
slide25
slide2
slide25
slide24
slide22
slide23
slide21
slide20
slide19
slide17
slide16
slide18
slide13
slide12
slide14
slide11
slide10
slide8
slide5
slide7
slide6
slide9
slide5
slide3
slide1
slide4
slide29
slide30
slide31
slide32

“UBI SPIRITUS DEI, IBI LIBERTAS”

A Palavra de Miguel Reale

Miguel Reale
A Palavra de Miguel Reale

No Brasil, não pode pairar dúvida sobre o poder do supercapitalismo. Nossa política reflete operações de crédito irreveladas, negociatas que se fazem no silêncio dos ministérios, em benefício de indivíduos que levam na carteira – sob forma de ações e debêntures – as dores da Nação escravizada.


Só os liberais acreditam na soberania do povo brasileiro.


Só eles acreditam que a nossa imprensa é livre, que não obedece, através da pressão econômica, a institutos de crédito daqui e de fora. Quem não se lembra de certas campanhas espalhafatosas, pagas pelas facções capitalistas?…


…Nacionalismo, sem anticapitalismo é expressão vazia, motivo poético de política “diletante”.


<Foi assim pensando, que rapazes patriotas, erroneamente considerados comunistas, concluíram deste modo um relatório palpitante:


“Nós estávamos habituados, até bem pouco tempo, a encarar o capitalismo econômico de um ponto de vista inteiramente falso. Encarávamo-lo como uma expressão de interesses nacionais, expandindo-se em detrimento de numerosos países. Falávamos do imperialismo inglês, do imperialismo norte-americano. Os capitalistas revestiam-se desses aspectos nacionalistas. Hoje verificamos que o capitalismo organizado não tem Pátria e obedece a leis secretas de aniquilamento de todos os povos.”

Livro “O Estado Moderno”, 1935

 

Textos Extraídos das obras de Miguel Reale

Abaixo estaremos apresentando alguns trechos significativos das obras de Miguel Reale que contribuem para o aprimoramento cultural de nossos jovens.

O acesso à obra completa de Miguel Reale está infelizmente cada vez mais difícil e até chegar o momento de sua reimpressão num tão aguardado futuro próximo, julgamos estar contribuindo para preencher esta lastimável lacuna das livrarias e editoras brasileiras.