slide26
slide28
slide27
slide25
slide2
slide25
slide24
slide22
slide23
slide21
slide20
slide19
slide17
slide16
slide18
slide13
slide12
slide14
slide11
slide10
slide8
slide5
slide7
slide6
slide9
slide5
slide3
slide1
slide4

A Palavra de Gustavo Barroso

“UBI SPIRITUS DEI, IBI LIBERTAS”

Gustavo Barroso

“…O Integralismo bate-se contra dois regimes, duas forças, dois inimigos, que parecem contrários um ao outro, que aparentemente se chocam, mas que na essência são irmãos, se entendem, se combinam muitas vezes por trás dos bastidores. Uma dessas forças é simplesmente o inverso da outra. Ambas não passam do positivo e do negativo da mesma chapa fotográfica. São o Capitalismo e o Comunismo.

A única reação possível contra o Capitalismo-Comunismo é o Integralismo. Por que, em primeiro lugar, afirma Deus como a suprema norma moral do Universo. O fiel regulador do Bem e do Mal não pode ser entregue ao Homem ou às instituições humanas, que são variáveis e contingentes no tempo e no espaço. Imutável e eterno, ele somente pode estar fora da Humanidade. Não há pois moral sem Deus. Não havendo moral, não pode haver justiça social e, se não há justiça social, não há pão para todos.

Combater o Capital – hipertrofia do indivíduo, hipertrofia do grupo, hipertrofia da sociedade anônima, hipertrofia da finança internacional, hipertrofia do judaísmo, hipertrofia, afinal, do Estado com o Capitalismo de Estado de Lênine, é um trabalho de Hércules. O Integralismo não se arreceiou de meter ombros à empresa. È por isso tão anti-capitalista quanto anti- comunista”. O Espírito do Sec XX, 1936

Textos Extraídos das obras de Gustavo Barroso

Abaixo estaremos apresentando alguns trechos significativos das obras de Gustavo Barroso que contribuem para o aprimoramento cultural de nossos jovens.

O acesso à obra completa de Gustavo Barroso está infelizmente cada vez mais difícil e até chegar o momento de sua reimpressão num tão aguardado futuro próximo, julgamos estar contribuindo para preencher esta lastimável lacuna das livrarias e editoras brasileiras.