O INTEGRALISMO LINEAR, O ESCOTISMO E A EDUCAÇÃO DOS JOVENS

O INTEGRALISMO LINEAR , O ESCOTISMO E A EDUCAÇÃO DOS JOVENS

CÁSSIO GUILHERME, PRESIDENTE DO MIL-B E CARLOS SOUZA, PRESIDENTE DO MIM

 

                               Os Integralistas e Linearistas têm debatido com exaustão esse assunto de Educação das Massas e Eficiência Educacional. Nesse escopo de entendimento, os métodos de levar o conhecimento e exercer a cidadania disponibilizada por esses conhecimentos adquiridos se torna matéria de extrema relevância no nosso empenho de doutrinação e engrandecimento da Nação. O Escotismo e o Método Escoteiro de Educação, são instrumentos poderosos que o Estado Integral e Linear dispõe para acabar com o analfabetismo e a disfuncionalidade de aprendizado.

                               Fundado em 1907 pelo General do Exército Britânico Robert Sthepenson Smith Baden Powell, e estando no Brasil desde 1910, trazido por marinheiros que fundaram os primeiros núcleos escotistas no Rio de Janeiro, o Movimento Escoteiro têm sido um sucesso total em congregar jovens e adultos em torno de uma proposta educacional moderna , ou sempre moderna, e extremamente eficaz. O Método Escoteiro é o aprender fazendo, além de outras iniciativas como atividades ao ar livre, identidade de atuação, atividades progressivas e variadas, participação da família nos eventos de congregação, vida em equipe, patriotismo. Outro ponto crucial do Movimento Escoteiro que traz admiração inconteste é o caráter voluntário do Movimento, onde adultos se juntam sem qualquer tipo de ônus estatal ou vinculativo. Isso é realmente surpreendente, na medida em que se faz muito, com muito resultado e pouco dinheiro.

                               Os Movimentos Nacionalistas da década de 30 tentaram incorporar sua liturgia ao Método Escoteiro. No Brasil, o Integralismo criou a Juventude Pliniana, com uniformes, saudações, ordem unida, metodologia copiada dos grupos escoteiros que já existiam por aqui há mais de 20 anos. Foi comum reportagens dos Jornais A OFFENSIVA, ACÇÃO e outros falarem sobre Escotismo e Integralismo, e existem teses e estudos específicos nesse sentido. Nomes importantes do Integralismo como Guido Mondim e até Benevenutto Celini fizeram parte das fileiras Integralistas e foram Escotistas de destaque por muito anos, mesmo após o fechamento da AIB. Isso prova que a dimensão dos escoteiros e escotistas sempre foi respeitada pelo Movimento Integralista, que viu nesse processo educacional uma máquina muito bem estruturada para se levar educação ao povo sofrido e necessitado. E além de educação formal, atividades lúdicas, jogos esportivos, atividades de campo, marinharia e mentalidade mateira, idéias tão atraentes aos jovens de maneira geral.

                               O Estado Integral e Linear sempre considerou a Juventude o bem mais precioso da Nação brasileira. Nesse sentido de interpretação, postulamos que todo processo de engrandecimento da Juventude e de seu potencial devem ser estruturados e incentivados; por isso o Método Escoteiro é tão bem aceito e difundido como um todo, no nosso trabalho de interpretação da realidade social. Colocar todos os jovens na Escola, e nas atividades de escolaridade e prestação de serviços sociais e de bem comum. O Escotismo tem muito a agregar nesse processo de formação do caráter e do autocontrole próprio, além de organizar os jovens como membros de uma coletividade sadia, de um grupo orgânico que trabalha para todos.

                               O Escotismo utiliza ações práticas (experiências da vida real) e reflexões para facilitar o aprendizado e o desenvolvimento contínuos. O aprender fazendo mostra a abordagem prática do Escotismo sobre a educação, como resultado da experiência direta em vez de apenas uma instrução teórica e fechada em ambiente escolar. Baseia-se no aprendizado através das oportunidades de experiências que surgem da busca por interesses e do lidar com a vida cotidiana. No Escotismo, a aquisição de novas competências – conhecimentos, habilidades, atitudes e valores – é alcançada através da prática de atividades variadas, divertidas e relevantes, que levam os jovens a agir, cometer erros, refletir e descobrir, permitindo-lhes o desenvolvimento em todas as dimensões de sua personalidade ao extrair o que é pessoalmente significativo de tudo aquilo que experimentam. Esse entendimento do processo de educação formal se torna grandiosamente importante no Estado Integral e Linear.

                               Por isso o MIL-B e o MIM tentam  coadunar o Método Escoteiro com o processo de difusão do arcabouço de idéias Integralistas e Linearistas, principalmente voltado para os jovens e tendo o compromisso social e coletivo como focos. Temos muito a oferecer com essa parceria muito bem estruturada. Anauê e Sempre Alerta para Servir!!

 

OBS: O FUNDADOR DO MOVIMENTO INTEGRALISTA E LINEARISTA BRASILEIRO MIL-B É MEMBRO DO MOVIMENTO ESCOTEIRO DESDE 1979.

Leituras Recomendadas

Previous
Next
FREI ORLANDO SILVA
A Arte da Guerra
FranciscanismoXTomismo
Igreja Linear
era vargas
Livro A Casa Imperial
fronteiras_da_tecnica
golpe_de_novembro
direito_politico
forças_secretas
manifesto_municipalista
AIGREJAEOMARXISMO
abya yala
prpcartaz
boletimdedoutrina2rn
boletimdedoutrina1rn
comquemestamos
CATOLICOSEINTEGRALISMO
pelobemdobrasil
discursoaosintegralistas
CONCEITOCRISTÃODOTRABALHO
Breviário do Camisa Verde
Livro Cientificismo Moderno
Livro Espiritualidade
sociedadessecretas
soluçoesnacionais
bolchevismogondim
protocoloserituais
analiseopoortuna
teoriaintegraldodireito
O_BRASIL_NA_CRISE_ATUAL
O_QUE_E_ESTADO_NOVO
O_IMPERIALISMO_BRITANICO_NO_BRASIL
MAÇONARIAEAIBCORR
Livro O Integralismo e a Educação em Massa
capa Integralismo Místico
capa livro gustavo barroso super-herói
Azevedo Amaral
ESTADO_CORPORATIVO
MARIA AMELIA
ORAÇÃO_DA_HORA_AMARGA
POR CRISTO E PELA PATRIA
Livro O Integralismo Linear e a Economia2
RUI BARBOSA E A QUEIMA DOS ARQUIVOS
''50 mil camisas-verdes desfilaram, no rio, ao lado das forças armadas''
70c18c3b-9b35-4450-9649-9a66dfcb66c0
Livro O Integralismo Linear e a Revolução Vegana
Livro O Integralismo Linear e o Escotismo
thumbnail
41V2QwyVagL._SX352_BO1,204,203,200_

Marcha Linearista

Vídeo em Destaque

TUPÃ, O GALO VERDE INTEGRALISTA E LINEARISTA, ESMAGA O VERME COMUNISTA LIBERAL, GERADO NO VENTRE DO GRANDE CAPITAL FINANCEIRO INTERNACIONAL