O INTEGRALISMO LINEAR E OS MEIOS DE TRANSPORTE E LOCOMOÇÃO

O INTEGRALISMO LINEAR E OS TRANSPORTES E MEIOS DE LOCOMOÇÃO

Cássio Guilherme, Presidente do MIL-B

 

                               Os Integralistas já levantavam a importância dessa idéia de um Transporte eficiente no seio do desenvolvimento econômico e social da Nação. Na década de 30, tínhamos uma malha ferroviária muito difundida e trens de passageiros cruzavam o Brasil de Norte a Sul. Com as teses errôneas dos Presidentes Washington Luis e depois Juscelino Kubitschek em priorizar o transporte rodoviário, o Brasil teve que arcar com diversos problemas que se arrastam há anos, devido aos fatores de meteorologia, topografia, custo de combustíveis, relação de carga-custo e outros. O abandono das hidrovias e ferrovias foi um erro gigantesco para o desenvolvimento do Brasil

                               Os Linearistas e Integralistas do Sec XXI postulam novamente que devemos investir maciçamente em transporte ferroviário e hidroviário, além de aumentar a malha aeroviária do país. O Brasil tem uma extensão territorial vasta, possui uma capilaridade muito grande de rios e lagos propensos ao transporte aquático, e sobretudo possui condições de investir mais responsavelmente em construção de ferrovias. O país não pode continuar refém das montadoras de veículos automotores, desde a era de Juscelino Kubitschek, pois isso atrasa e encarece o preço dos transportes. Se faz necessário uma cruzada nacional pela volta dos transportes públicos ferroviários interestaduais e também dos trens de passageiros municipais. A questão do transporte público do Brasil é complexa e demanda análise de especialistas em várias áreas de atuação. É nesse contexto que os Integralistas e Linearistas apóiam a estruturação de tecnologias inerentes aos trens de alta velocidade magnéticos, interligação de ramais hidro-ferroviários e hidro-rodoviários, além de um planejamento nacional de rotas comerciais internas.

                               O Brasil foi colonizado ainda no século XV, quando os portugueses chegaram ao país, que era apenas uma ilha “desconhecida”. Nesse período, e nos próximos 3 séculos, os navios e barcos eram os únicos veículos de transporte existentes. Nas ruas das colônias, o único meio era o transporte de tração animal. O cenário mudou apenas no século XIX, quando as primeiras ferrovias do Brasil começaram a ser construídas. A partir daí, o  transporte de cargas no Brasil  passou a ser mais rápido e eficiente, mesmo que estando muito no começo. Com as ferrovias, que foram construídas nas principais regiões produtoras do país e, principalmente, perto dos portos, o escoamento de cargas para o abastecimento regional e a exportação ganharam um novo significado. Algumas décadas depois, outros modais de transporte, como o aéreo e o rodoviário começaram a  ser desenvolvidos. A princípio, de forma tímida. O começo do século XX, o setor ferroviário tomava conta do  transporte de cargas no Brasil, principalmente para movimentar o café,  que era o principal produto comercial da época. As mudanças mais bruscas, que fizeram com que esse panorama mudasse completamente, ocorreram em meados da década de 60, quando os investimentos na indústria do automobilismo e construção de estradas cresceram consideravelmente( principalmente por imposição do governo JK), e o setor rodoviário começou a dar indícios que se tornaria o principal modal de transporte de cargas no Brasil . Desde então, o cenário segue esse: o setor rodoviário é o mais utilizado, com mais da metade das cargas transportadas. O ferroviário, que já foi, durante muito tempo, o principal modal, sofreu durante muito tempo com a falta de investimentos e o sucateamento das linhas férreas do país. Essa situação precisa mudar para o Sec XXI. Tanto para o modal de cargas, quanto para o modal de passageiros e turismo.

                               No geral, o mundo todo está de olho no setor de transporte, inclusive empresas que historicamente não tem nada a ver com esse segmento, como as gigantes de TI: Google, Amazon, Apple, Microsoft. Todas essas empresas estão de olho no transporte porque acredita-se que essa será a nova fronteira de inovação, considerando que o setor vai sofrer grandes mudanças nos próximos 5 ou 10 anos. Muita gente acha que essa grande mudança não vai vir da América Latina, mas sim nos EUA, na Europa etc. O nosso ponto de vista no Instituto é que isso pode ser verdade, mas nada impede que a nova plataforma ou o novo modelo de transporte possa vir do Brasil ou da América Latina. Mas precisamos de empresas com ambição para criar esse modelo do futuro e ir atrás. Em mobilidade, o uso difundido de aplicativos como Waze, 99 e Uber colocam o Brasil à frente de outros países. Já em transporte público, o país fica um pouco atrás.

                               Somente com um visão de futuro estudada exaustivamente, com prioridade para interligação de ramais, otimização computacional de descolamentos, uso de aplicativos de orientação, malhas ajustáveis a localidades, investimentos maciços em tecnologia de aeronaves e trens, aumento da capacidade dos barcos, teremos condições de vencer os desafios de um transporte robusto e barato tanto para cargas quanto passageiros e para o turismo. A visão dos futuro dos Integralistas e LInearistas tem a pretensão de atingir esses objetivos que são de crucial importância para o futuro das gerações brasileiras e da produção e distribuição de riquezas. Vamos a luta!!

 

 

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