O INTEGRALISMO LINEAR E O ESPECISMO
CÁSSIO GUILHERME , PRESIDENTE DO MIL-B
” Somos carne, como os são os animais; os vermes sabem disso…”
Um dos assuntos de mais crucial importância que vai dominar o Século XXI e grande Revolução vai causar no sociedade é o Veganismo e consequentemente, a análise do Especismo em forma geral. Esses assuntos em particular não foram tópicos de avaliação dos Integralistas no passado, mas se torna objeto de interpretação dos Linearistas no presente momento. Os humanos pertencem ao grupo animal e como animais temos interesses e necessidades próprias, na maioria das vezes instintivas. Estas emoções e necessidades não ocorrem apenas com os humanos, elas ocorrem independentemente da espécie à qual pertencemos; no entanto os humanos fazem uma grande diferença entre si e os outros animais. Os interesses dos humanos prevalecem sempre em detrimento dos interesses dos animais não humanos, isso por causa da construção de uma sociedade baseada em exploração comercial e consumo desenfreado. A esta discriminação chamamos especismo.
Já postulamos que o Integralismo Linear defende como doutrina não a Teocracia ( Deus no centro de tudo) e nem a Antropocracia ( Ser Humano no centro de tudo). Defendemos a Harmoniocracia ( Harmonia entre tudo que existe) e nesse contexto, o Ser Humano em particular não pode se reconhecer como superior a qualquer outra espécie de animal vivente. A afirmação de que o Ser Humano é racional também já foi combatida pelos Integralistas e Linearistas modernos no sentido de que a Racionalidade é uma quimera, algo completamente inacessível a qualquer ser mortal do espectro vivente. Racionalidade é como onipresença, ou onisciência ou onipotência; são qualidades invariavelmente não mortais e não humanas.
A capacidade de raciocinar( ou meramente interpretar relativamente a realidade) dos humanos também é muitas vezes utilizada como argumento para denegrir as outras espécies. Ao concordar com este argumento pífio não estamos a considerar as crianças pequenas, por exemplo, cuja capacidade de raciocínio é limitada ou até mesmo os adultos que devido a uma doença ou até a algum acidente ficaram com as suas capacidades de interpretação cognitivas alteradas. Será que estas limitações intelectuais nos dão o direito de explorar, abusar e até mesmo escravizar vilmente os outros humanos, infringindo dor e sofrimento atrozes, sem as suas permissões? ?É lícito lutarmos contra o racismo e apoiarmos o especismo??Outro argumento muitas vezes utilizado é a falta de empatia e entendimento que os seres humanos apresentam com as outras espécies, ou de comunicação enfática . A falta desses mecanismos de sintonia pode ser comparado a outro tipo de discriminação que ocorre entre humanos – o racismo. Durante milênios exploramos e escravizamos de forma sórdida outros humanos, apenas pela diferença na cor de pele ou diferenças culturais. Hoje exploramos e escravizamos outros animais apenas porque são diferentes e não sentimos empatia com eles. Essa exploração desenfreada prova tacitamente que os humanos não têm domínio da racionalidade, e portanto não podem se interpretar como superiores.
Postulamos, de maneira adversa das religiões modernas, que os animais são seres sencientes e possuem alma de existência. Os humanos não são racionais, sendo meramente cientes do mundo em sua volta. Cumpre afirmarmos então em alto e bom som que existe nesse mundo a Lei do Retorno, invariavelmente. Pandemias que sofremos e desgraças como a fome, a guerra e as pestes confirmam isso. De um ponto de vista holístico, é a reação do mundo frente a agressão dos humanos. Consequentemente, o especismo deve ser abolido pela capacidade que cada indivíduo tem de sentir, sofrer, desfrutar emoções e de reconhecer suas necessidades próprias. Todos os animais e entes da natureza devem ser respeitados, pois todos tem a capacidade de sofrer, sentirem dor e desespero e medo e de se sentirem afetados pelos atos que são feitos contra eles. Ao renunciar ao especismo estamos também a defender a igualdade entre todos os animais humanos e não humanos. Não são raras as pessoas que se opõem fortemente à matança de cães e gatos para consumo, mas aceitam facilmente e incluem nos seus menus de suposta alimentação porcos, vacas e galinhas. Esta diferenciação prejudica fortemente todos os animais. Além do mais quem se alimenta de sofrimento viverá sofrimento e desgraça, pois estará ingerindo no seu altar sagrado, que é seu corpo, o carma de sofrimento e desespero da carne, que um dia foi ser senciente e com alma. O cristão São Francisco de Assis levantou essas questões extremamente polêmicas ainda na Idade Média. E somente ele fez isso.
E como devemos proceder então?? A partir de agora, devemos amar as baratas e escorpiões e deixar os bois e patos viverem até a velhice?? Devemos guardar os esgotos e excrementos em casa e não poluir os rios em nome de quê??São questões extremamente complexas que o Integralismo Linear terá que resolver, dentro do seu arcabouço de cosmovisão total de tudo e de toda a existência. O que estamos propondo é que o Ser Humano páre imediatamente de visualizar tudo como mercadoria e passe a se ver como parte do todo e agente de transformação e conservação do nosso mundo. Os animais são passivos de direitos, isso será reconhecido um dia, assim como os direitos das mulheres e dos escravos foram reconhecidos. É inevitável. Entretanto, no caso dos animais teremos que agir com HARMONIZAÇÃO, e consciência. Nós não almejamos que nenhum animal seja morto. Estamos trazendo a baila a questão de que as atrocidades e bestialidades que são cometidas com os animais em matadouros e em feiras de carne se extingam imediatamente. A ética vegana não é uma religião erigida sobre argumentação disparatada. É algo crucial para nossa sobrevivência futura. Tente levar uma criança para ver o que acontece nos matadouros e notará a reação dela. Temos uma índole misericordiosa, desde nascença. O aviltamento do ser acontece quando os humanos se identificam com essas sociedades consumistas e positivistas e tecnicistas. Perdemos a nossa capacidade de harmonização plena.
Nosso objetivo não é trazer aqui ao esclarecimento público as insanidades nutricionais do consumo de carne. É, antes de mais nada, propor uma discussão filosófica e moral acerca do momento em que vivemos, da exploração cruel dos animais e dos recursos naturais e das consequências devastadoras de nossas ações e omissões ( vide COVID 19). Não adianta tentarmos melhorar a nossa sociedade, com qualquer fórmula mágica de administração, se a Lei do Retorno NATURAL traz a sua aplicabilidade destrutiva sobre essa mesma sociedade. E antes de tudo, intentamos livrar as pessoas das mentiras insanas do sistema que procuram a qualquer preço o lucro argentário, e não a felicidade de todos. Quem inventou que tomar leite de vaca é bom para saúde?? Qual animal mamífero toma leite de outro animal em estado natural?? Qual o aspecto nutricional de comermos carne, ou carne processada, ou mistura de ossos e cascos na comida ( salsicha) ?? Isso é o cúmulo da bizarrice.
No mínimo estamos sim pleiteando a Lei de Proteção aos animais e a natureza. Pelo menos a dessensibilização deve ser aplicada, para evitar tanto sofrimento a outras criaturas. Nós vamos pagar o preço, por nossa violência gratuita, isso é infalível. Temos que agir imediatamente.
As prova de que o Homem moderno perdeu a ressonância com as Forças vivas da Natureza são muitas e indubitáveis. Como os índios viviam isolados com tantos perigos na floresta?? Como a natureza se regenera de tantas agressões sofridas pela sanha gananciosa dos humanos, que a tudo sacrificam no altar do bezerro de ouro?? Uma ceia que celebra a vida e a alegria pode ter seres que sofreram todo tipo de abuso, e seu cadáver servir de alimento da paz?? Perguntas desconcertantes que estarão em pauta para as futuras gerações. Assim como a Escravidão de um ser humano por outro caiu, e a inferioridade imposta às mulheres caiu, um dia o especismo cairá.
O advento de novas tecnologias nutricionais coloca o Veganismo em evidência total. Carne cultivada, proteinização de vegetais, espiritualidade de clarividência, cultivo controlado, otimização de nutrientes, tudo será assunto de conhecimento no futuro. Trazendo possibilidades incríveis para um mundo livre do Especismo.
O assunto é complexo e temos um livro escrito sobre isso. Esperamos ter trazido a tona essa discussão tão importante que será o cerne da libertação espiritual do Homem no Sec XXI. E nos posicionar frente a Revolução que virá. Vamos avante!!!
OBSERVAÇÃO: A DOENÇA COVID 19 QUE ESTÁ AFETANDO MILHÕES DE PESSOAS, PARECE NÃO AFETAR OS ANIMAIS. SERIA CASTIGO CONTRA OS HUMANO??