O INTEGRALISMO LINEAR E AS POLÍTICAS AFIRMATIVAS NA SOCIEDADE
Bruno Paes, amigo e colaborador do MIL-B, Membro do Movimento Negro e Afrodescendente do Brasil
O Integralismo como proposta original da Ação Integralista Brasileira foi o primeiro Movimento de Massas da História do Brasil a discutir sobre os diversos problemas sociais e políticos das minorias identitárias que sempre compuseram a estrutura do povo brasileiro. Mulheres, negros, índios, deficientes, espíritas, homossexuais, todos foram incluídos no escopo do Movimento, mesmo numa época onde não se falava sobre esses assuntos.
O Integralismo Linear segue essa diretriz para o Sec XXI. Nós Integralistas e LInearistas reconhecemos que existem várias dívidas históricas e antropológicas na formação do Estado Nacional Brasileiro e todas as injustiças que foram cometidas no passado com negros escravizados, índios massacrados, mulheres emudecidas, deficientes não respeitados devem agora receber uma atenção especial do Estado Democrático justo que desejamos para o futuro do Brasil. Já fizemos uma dissertação sobre nossa visão de identitarismo na sociedade; não concordamos com privilégios, mas apoiamos reparações inclusivas de situações que foram traumáticas no passado e que precisam ser corrigidas no presente e no futuro.
As ações afirmativas não são bandeiras de esquerda nem de direita. São bandeiras da justiça democrática que os Integralistas e Linearistas defendem. O fim da Escravidão foi um dos momentos que trouxeram consequências complexas para a sociedade brasileira, visto que os negros libertos não foram assistidos adequadamente na época com relação aos seus lídimos direitos e assistencialismo necessário por parte do Estado. Esse momento problemático como não foi resolvido no devido tempo, tem que ser revisado e resolvido no momento presente, pois nunca é tarde para se corrigir erros do passado. Tratar os iguais como iguais e os desiguais como desiguais. Essa a máxima da justiça democrática que nós defendemos. Nessa seara as Ações afirmativas de reserva de vagas em Universidades Públicas, reserva de vagas em concursos públicos, assistência laboral, assistência carcerária, Visibilidade de reivindicações devem estar em pauta das decisões a serem tomadas pelos representantes políticos do povo.
As ações afirmativas desempenham importante papel no combate à desigualdade social e às segregações. Elas permitem que pessoas de origens distintas alcancem espaços de influência no âmbito educacional, político, econômico, socioprofissional e cultural. Não se trata de concessão de benefícios ou privilégios, mas da efetivação de direitos assegurados pela Constituição. Nosso trabalho doutrinário contempla todo esse arcabouço de ações que precisam ser efetivadas para que as injustiças temporais do Estado Brasileiro sejam definitivamente eliminadas do corpo sadio de sociedade que desejamos e almejam