O FORTE É MAIS FORTE SOZINHO

O FORTE É MAIS FORTE SOZINHO

Cássio Guilherme, presidente do MIL-B

 

                        A atualização da doutrina Integralista para o Sec XXI e o escopo do Linearismo para moldar bases sólidas de entendimento filosófico e sociológico são tarefas árduas. Nesta seara de novas interpretações, a frase acima assume um caráter primordial em nosso trabalho. Não quer dizer em nada que glorificamos o individualismo e o egoísmo. Pelo contrário, o indivíduo precisa se encontrar e conhecer a sua força interior para adequar-se a um mundo novo, e a compreender a si mesmo.

                        Falsamente atribuída ao líder nazista Adolf Hitler, a frase acima é bem mais antiga e com conotações bem mais ampla. O ” Conhece-te a ti mesmo” é um provérbio conhecido há 3000 anos. Outras variações são: ” Nunca subestime aquele que se superestima” ou mesmo a máxima do Chefe Nacional Integralista Plínio Salgado: ” Convença-te a ti mesmo, depois convencerá os outros”. Bem longe de qualquer malabarismo filosófico do super Homem de Nietzsche, ou do Homem santo agostiniano, ser forte significa conhecer suas potencialidades e ser seguro de si mesmo. Ninguém pode respeitar ao outro se não respeita a si mesmo. Numa sociedade onde toda interpretação da realidade tem que ser aceita e mastigada, o forte precisa saber que é forte e precisa agir, esse o escopo e foco do Integralismo e do Linearismo moderno. Não significa em absoluto o isolamento; pelo contrário, o forte está sempre presente em todas as situações da sociedade, pois não é covarde, não é omisso e sabe das suas responsabilidades principalmente com os mais necessitados.

                        A grande razão do desastre da nossa sociedade moderna é convencer a todos de que são fracos, pusilânimes, incapazes de qualquer transformação. As religiões e Movimentos políticos se nutrem abundantemente desses defeitos de caráter das pessoas. Aquele que é forte cria sua própria realidade, cria sua religião, sua cosmovisão, seu processo de crescimento espiritual. Isso é perigoso para uma sociedade que precisa escravizar o indivíduo tanto moralmente, quanto materialmente e espiritualmente. A libertação do ser existencial só acontece quando esse ser compreende a si próprio e se propõe a mudar a sua realidade. Não é de maneira nenhuma um indivíduo acovardado, academicista no sentido tomista, e nem abobalhado pelas luxúrias que se lhe apresentam. É na verdade um guerreiro espiritual, que sabe que a verdadeira coragem reside no fato de colocar a ação acima de qualquer omissão. O conforto cômodo da vida pacata corrompe o indivíduo e tira-lhe aquilo de mais sagrado que poderia ter: a chance de modificar o passado, o presente e o futuro. A vontade precede o entendimento e a sapiência. A cognição e o racionalismo nada representam num indivíduo acovardado pelo conforto da sociedade irresponsável.

                        A prioridade de um revolucionário deve ser a transformação. O comodismo e a tranquilidade corrompem a alma dos indivíduos. Como mencionado, comodismo é o ato de colocar a própria comodidade à frente de qualquer coisa. Sendo assim, uma pessoa comodista dificilmente será alguém do tipo que arregaça as mangas e vai em busca dos seus objetivos. Ela sempre irá buscar as formas mais fáceis de realizar as coisas, o que sabemos que trará sempre resultados medianos. Não é esse nosso propósito. É preciso viver a mudança, libertar-se da estagnação. Ser mais forte sozinho significa a libertação das imposições coletivas, não o isolamento social do indivíduo. A ambição de enxergar que a realidade está totalmente pervertida e tentar aniquilar a perversão imposta. Planejar o seu próprio desafio de desafiar e questionar o que lhe é imposto forçosamente. Superar-se a si mesmo. Conhecer suas potencialidades e seus limites pessoais. Essa a busca incessante de uma sociedade sadia; indivíduos que reconhecem seu dever. Ser mais forte sozinho é tudo isso elevado ao extremo.

Leituras Recomendadas

Previous
Next
FPS Livro nº 15 ''Projeto de Reforma Agrária''_capasite
CARTILHADOSPLINIANOS
MANIFESTOSPRP
CARTAANAÇAO2
OSECULODOCORPORATIVISMO
OCOMUNISMOEAMAÇONARIA
OSJUDEUS_ALFREDOBUZAIDINCL
manifestoprograma1936
NORMASDEADMINISTROTÉCNICAMUNICIPAL
Livro Municipalismo
o_homem_e_Oestado
acrisepalamentar
o_Elo_Secreto2
como_se_engana_a_humanidade2
conceito_de_civilização_brasileira2
discurso de despedida do parlamento
como_se_prepara_uma_china
O Ultimo Nazireu
Livro Sagrado Linear
Padre 2 (1)
OESTADONACIONAL
ARTEECIVISMOCORR
constanciadoolharvigilante
O_Estado_meio
TODOS OS ANIMAIS SAO IRMÃOS
thumbnail (1)
FREI ORLANDO SILVA
A Arte da Guerra
FranciscanismoXTomismo
Igreja Linear
era vargas
Livro A Casa Imperial
fronteiras_da_tecnica
golpe_de_novembro
direito_politico
forças_secretas
manifesto_municipalista
AIGREJAEOMARXISMO
abya yala
prpcartaz
boletimdedoutrina2rn
boletimdedoutrina1rn
comquemestamos
CATOLICOSEINTEGRALISMO
pelobemdobrasil
discursoaosintegralistas
CONCEITOCRISTÃODOTRABALHO
Breviário do Camisa Verde
Livro Cientificismo Moderno
Livro Espiritualidade

Marcha Linearista

Vídeo em Destaque

TUPÃ, O GALO VERDE INTEGRALISTA E LINEARISTA, ESMAGA O VERME COMUNISTA LIBERAL, GERADO NO VENTRE DO GRANDE CAPITAL FINANCEIRO INTERNACIONAL