O 14 de JULHO SEGUNDO BACHAREL PAGH

BACHAREL PAGH O 14 DE JULHO…

Antes de proclamar-se republicana, a Revolução “Francesa” se fez na presença do Rei, não contra ele, mas apenas contra os privilégios. Como silenciar, como costumam fazer nossos professores de história do segundo grau, o Édito de Tolerância proclamado por Luis XVI em Versalhes, antes de ser registrado com resistência no Parlamento de Paris? Tal édito terminava de vez com qualquer exclusão de protestantes e foi uma verdadeira batalha que o tão caluniado e “fraco” Luis XVI teve que travar com o Parlamento. Assim, Luis XVI abria o caminho para uma Monarquia Moderna, hostil ao fanatismo, preocupada em fazer com que as liberdades fossem respeitadas, inclusive a liberdade religiosa, mantendo a igualdade entre os habitantes do reino, tal como é ainda hoje em dia o conceito de uma Monarquia Nacional e Cristã.

Luis XVI já vinha extinguindo o uso das “Letres de Cachets” para evitar as prisões arbitrárias, principalmente pela atuação de Malesherbes, o que simboliza uma preocupação humanista do reinado de Luis XVI. Além disso, foi sob seu reinado que foi abolida a tortura sob a influência de Montesquieu, que pugnara pelo abrandamento da legislação penal.

Nossos professores de história do segundo grau, também parecem “esquecer” que foi Luis XVI, que ao precipitar a entrada da França no conflito anglo-americano, que permitiu o nascimento dos Estados Unidos, país tão atacado na mídia alternativa e pelos “anti-gringos”, mas que vários professores “revolucionários” não hesitam em afirmar que foi o grande exemplo de Tiradentes…

Luis XVI não apenas favoreceu a causa dos norte-americanos, como chegou até a dar caução á famosa “Declaração dos Direitos”, prelúdio da posterior “Declaração Francesa”. A Revolução “Francesa” de 1.789, a rigor, nasceu de uma “crise financeira” que o Rei e seus conselheiros tentaram conjurar. As soluções eram boas. A Monarquia não foi vítima da mediocridade de um rei, mas da recusa de certos privilegiados em aceitar as reformas propostas. Assim querendo enfraquecer o Rei, essas pessoas EXIGIRAM A REUNIÃO DOS ESTADOS GERAIS, com os quais esperavam enterrar os projetos apresentados pelo Rei e seus reformadores, mas a Revolução os arrastou.

Com certeza muitos leitores deverão estar se perguntando se o autor do presente artigo não está mentindo ou delirando, mas sobre os fatos ocorridos logo após o 14 de julho de 1.789, o sempre bem informado Plínio Salgado nas páginas 373 a 375 do volume 5º de suas obras completas, transcreveu:

“DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO (1.789) (REVOLUÇÃO FRANCESA).

Declaração dos direitos do homem e do cidadão pela Assembléia Nacional Constituinte a 26 de agosto de 1.789, ACEITA PELO REI a 3 de outubro seguinte, e promulgada a 3 de novembro.

Os representantes do povo francês constituídos em Assembléia Nacional, considerando que a ignorância, o esquecimento ou o menosprezo dos direitos do homem são as únicas causas das desgraças públicas e da corrupção dos governos, resolvem expor em uma declaração solene, os direitos naturais inalienáveis e sagrados do homem a fim de que esta Declaração, constantemente presente a todos os membros do corpo social lhes recorde sem cessar seus direitos e deveres; a fim de que os atos do poder legislativo e os atos do poder executivo, que a todo momento podem ser comparados com a finalidade da instituição política, sejam mais respeitados por eles; a fim de que as reclamações dos cidadãos , fundadas de ora em diante em princípios simples e incontestáveis, contribuam sempre para a conservação da Constituição e a felicidade de todos.

Em conseqüência a Assembléia Nacional reconhece e declara, em presença e sob os auspícios do Ser Supremo, os seguintes direitos do Homem e do Cidadão:

Artigo 1º: Os homens nascem e se conservam livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem ter por fundamento o proveito comum.

Artigo 2º: O fim de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Estes direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.

Artigo 3º: O princípio de toda soberania reside essencialmente na Nação. Nenhum corpo, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que não emane expressamente dele.

Artigo 4º: A liberdade consiste em poder fazer tudo o que não prejudique a outrem; assim a existência dos direitos naturais de cada homem só tem por limites, aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo desses mesmos direitos.

Tais limites só podem ser determinados por lei.

Artigo 5º: A lei só tem o direito de proibir as ações que sejam prejudiciais à sociedade. Tudo o que não for proibido por lei, não pode ser obstado, e ninguém pode ser compelido a fazer o que ela não determine.

Artigo 6º: A lei é a expressão da vontade social. Todos os cidadãos têm direito de concorrer pessoalmente ou por seus representantes à sua formação. Ela deve ser a mesma para todos, seja para proteger, seja para punir. Todos os cidadãos, sendo iguais perante ela, são igualmente admitidos a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo sua capacidade e sem outra distinção que a de suas virtudes e seus talentos.

Artigo 7º: Ninguém poderá ser acusado, preso ou detido, senão nos casos previstos em lei, e segundo as formas por ela prescritas. Todo aquele que solicitar, expedir, executar, ou fizer executar ordens arbitrárias será punido, mas o cidadão citado ou sujeito à penhora em virtude da lei deve obedecer imediatamente; a resistência o tornaria culpado.

Artigo 8º: A lei só deve estabelecer penas estrita e evidentemente necessárias, e ninguém poderá ser punido senão em virtude de disposição de lei, promulgada anteriormente ao delito e legalmente aplicada.

Artigo 9º: Todo homem é suposto inocente enqua nto não for declarado culpado; se for indispensável detê-lo, todo rigor que não seja necessário para lançar não de sua pessoa deve ser severamente coibido por lei.

Artigo 10º: Ninguém deve ser molestado por suas opiniões, mesmo religiosas, desde que sua manifestação não perturbe a ordem pública estabelecida por lei.

Artigo 11º: A livre expressão de pensamentos e de opiniões é um dos direitos mais preciosos do homem; todo cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, entretanto, pelo abuso desta liberdade, nos casos determinados em lei.

Artigo 12º: A garantia dos direitos do homem e do cidadão necessita da força pública; esta força é, portanto, instituída em benefício de todos e não para utilidade particular daqueles a quem for confiada.

Artigo 13º: Para manutenção da força pública e para despesas de administrações, é indispensável uma contribuição comum. Ela deve ser repartida igualmente entre todos os cidadãos e de conformidade com as suas posses.

Artigo 14º: Os cidadãos têm o direito de verificar por si ou por seus representantes, a necessidade de contribuição pública, de consenti-la livremente, de observar o seu emprego e determinar a sua importância, lançamento, arrecadação e duração.

Artigo 15º: A sociedade tem o direito de pedir, a todo agente público conta de sua administração.

Artigo 16º: Toda sociedade em que a garantia dos direitos não for assegurada, nem determinada a separação dos poderes, não terá constituição.

Artigo 17º: Ninguém poderá ser privado da propriedade, que é um direito inviolável e sagrado, senão quando a necessidade pública, legalmente verificada, evidentemente o exigir e sob condição de justa e prévia indenização”.

Logo se vê que Luis XVI, ao aceitar tal Declaração e por outros antecedentes de sua vida, não era avesso a reformas. No frigir dos ovos, algumas coisas são dignas de reflexão. As causas imediatas da Revolução “Francesa” foram duas: 1ª: A nobreza se fechou (apesar de atualizada); 2ª: Uma crise econômica (que na verdade era passageira). Essas duas causas provocaram um certo mal estar em Paris. A tão mal falada Monarquia de Luis XVI teve ao menos o mérito de ter traçado um plano de reformas que poderia ter evitado o 1.789 e o que se seguiu e que, os nossos professores do segundo grau e a “mídia” gostam de “esquecer”: AS GUERRAS REVOLUCIONÁRIAS DA REPÚBLICA.

Salvo lapso do autor do presente artigo, foi no tempo dos girondinos que o Rei Luis XVI foi obrigado a assinar uma declaração de uma guerra, que não queria, contra a Áustria e que gerou mais de vinte anos de guerras na Europa. Foi para manter as conquistas na Bélgica e outros lugares, além de ampliar o território francês até o Reno, que a própria Revolução teve que se curvar ao princípio da hereditariedade para manter suas conquistas, ou seja, dar a Coroa a Napoléon I, quando os jacobinos e termidorianos, com a sua famosa “república”, estavam franqueando as fronteiras da França às nações estrangeiras. Grande exemplo tiveram os autores do nosso 15 de Novembro…

Leituras Recomendadas

Previous
Next
Manifesto da Ação integralista Brasileira lançando…
CAPAS
CAPAS 2
20221005_174731
20221005_174924
20221005_174607
20221005_174642
20221005_174820
20221005_174956
20221005_174859
20221005_174715
20221005_174657
codigoetica
FPS Livro nº 15 ''Projeto de Reforma Agrária''_capasite
CARTILHADOSPLINIANOS
MANIFESTOSPRP
CARTAANAÇAO2
OSECULODOCORPORATIVISMO
OCOMUNISMOEAMAÇONARIA
OSJUDEUS_ALFREDOBUZAIDINCL
manifestoprograma1936
NORMASDEADMINISTROTÉCNICAMUNICIPAL
Livro Municipalismo
o_homem_e_Oestado
acrisepalamentar
o_Elo_Secreto2
como_se_engana_a_humanidade2
conceito_de_civilização_brasileira2
discurso de despedida do parlamento
como_se_prepara_uma_china
O Ultimo Nazireu
Livro Sagrado Linear
Padre 2 (1)
OESTADONACIONAL
ARTEECIVISMOCORR
constanciadoolharvigilante
O_Estado_meio
TODOS OS ANIMAIS SAO IRMÃOS
thumbnail (1)
FREI ORLANDO SILVA
A Arte da Guerra
FranciscanismoXTomismo
Igreja Linear
era vargas
Livro A Casa Imperial
fronteiras_da_tecnica
golpe_de_novembro
direito_politico
forças_secretas
manifesto_municipalista

Marcha Linearista

Vídeo em Destaque

TUPÃ, O GALO VERDE INTEGRALISTA E LINEARISTA, ESMAGA O VERME COMUNISTA LIBERAL, GERADO NO VENTRE DO GRANDE CAPITAL FINANCEIRO INTERNACIONAL