INTEGRALISMO, LINEARISMO E A ORGANIZAÇÃO TFP ( TRADIÇÃO, FAMÍLIA E PROPRIEDADE).

INTEGRALISMO, LINEARISMO E A ORGANIZAÇÃO TFP ( TRADIÇÃO, FAMÍLIA E PROPRIEDADE)

Cássio Guilherme, Presidente do MIL-B

 

                               Muitos estudiosos dos fenômenos Integralistas e Linearistas têm nos perguntado constantemente qual nossa posição em relação a TFP, Tradição, Família e Propriedade, uma associação de cunho católica. Fundada em 1960 pelo professor Plínio Corrêa de Oliveira, ex-membro da SEP, Sociedade de Estudos Políticos em 1932 junto com o Chefe Nacional Plínio Salgado.

                               O Movimento Integralista e Linearista Brasileiro MIL-B, que se propõe a ser o herdeiro das verdadeiras tradições integralistas e preparar um novo arcabouço doutrinário para o Sec XXI, o que chamamos Linearismo, não tem qualquer vínculo com essa organização TFP. Nós temos a nossa própria exegética teológica, nossos postulados filosóficos, e não precisamos de qualquer interpretação religiosa para embasar nosso trabalho. O Integralismo e o Linearismo continuam ecumênicos, como na década de 30, aceitando todos os membros de todos os matizes e interpretações de cunho religioso. Portanto, os objetivos da TFP em nada se coadunam com os objetivos do MIL-B. No máximo, podemos ter pontos em comum que nos tornam ativos em campos específicos da interpretação da realidade.

                               O MIL-B se propôs a rever o próprio Cristianismo, e por isso tem como sua base litúrgica a Igreja Linear. Entretanto, não obrigamos nossos membros a seguir essa coluna construída, podendo católicos, evangélicos, maçons, judeus, árabes, budistas, xintoístas, animistas participarem dos nossos eventos políticos e discutirem harmonicamente sobre nossas propostas para o Brasil e o mundo do SEC XXI. Reservamos-nos apenas o Direito de termos nossa própria cosmovisão de mundo. Acreditamos que igualmente a própria TFP não deseja vínculos exclusivistas como nosso Movimento, como ficou claro num email de nosso amigo Marcelo Eiras que transcrevemos aqui.

 

 

 

Documento I: E-mail do Companheiro M. C. Eiras a TFP, em 22 de Julho de 2001.

 

 

“Pergunta: Gostaria de saber se vocês, membros e simpatizantes da TFP têm alguma simpatia e/ou ligação com o Movimento Integralista fundado por Plínio Salgado, na década de 30”.

 

Documento II: Resposta da TFP ao Companheiro M. C. Eiras, em 23 de Julho de 2001.

“Prezado Sr. Marcelo Eiras

Bem-vindo ao atendimento on line da TFP!

Não, não temos ligação com o Integralismo e a seu tempo, na década de 30, nosso Fundador, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, manteve através das páginas de “O Legionário” acesas polêmicas com esse movimento quando este se encontrava em seu auge.

Evidentemente tais polêmicas eram sempre desenvolvidas em termos elevados e sobre pontos de desacordo doutrinário, e não de ataques pessoais.

O Legionário era órgão da paróquia de Santa Cecília, onde Plinio Corrêa de Oliveira foi congregado mariano. Assumindo a direção do jornal, ele e o grupo de pessoas que depois vieram a fundar a TFP alçaram este semanário, de órgão paroquial a porta-voz oficioso da Arquidiocese de São Paulo, pela amplidão de vistas dos assuntos ali abordados.

O jornal transformou-se em bússola para os católicos brasileiros, por apresentar os acontecimentos nacionais e internacionais sob o prisma da causa católica.

Algo disso o Sr. poderá ler em nosso site no link Histórico. Ou no Autoretrato filosófico de Plinio Corrêa de Oliveira cuja chamada o Sr. poderá ver na primeira página.

Apresentando-lhe atenciosas saudações

Abel Campos/TFP Web-Apoio”.

 

                               Para finalizarmos,  o MIL-B não é secularista e nem confessional. Como a Ação Integralista Brasileira, sua inspiradora, o MIL-B é providencial e ecumênico. Isso já resume nossos passos e resolve mais essa dúvida doutrinária.

Leituras Recomendadas

Previous
Next
FPS Livro nº 15 ''Projeto de Reforma Agrária''_capasite
CARTILHADOSPLINIANOS
MANIFESTOSPRP
CARTAANAÇAO2
OSECULODOCORPORATIVISMO
OCOMUNISMOEAMAÇONARIA
OSJUDEUS_ALFREDOBUZAIDINCL
manifestoprograma1936
NORMASDEADMINISTROTÉCNICAMUNICIPAL
Livro Municipalismo
o_homem_e_Oestado
acrisepalamentar
o_Elo_Secreto2
como_se_engana_a_humanidade2
conceito_de_civilização_brasileira2
discurso de despedida do parlamento
como_se_prepara_uma_china
O Ultimo Nazireu
Livro Sagrado Linear
Padre 2 (1)
OESTADONACIONAL
ARTEECIVISMOCORR
constanciadoolharvigilante
O_Estado_meio
TODOS OS ANIMAIS SAO IRMÃOS
thumbnail (1)
FREI ORLANDO SILVA
A Arte da Guerra
FranciscanismoXTomismo
Igreja Linear
era vargas
Livro A Casa Imperial
fronteiras_da_tecnica
golpe_de_novembro
direito_politico
forças_secretas
manifesto_municipalista
AIGREJAEOMARXISMO
abya yala
prpcartaz
boletimdedoutrina2rn
boletimdedoutrina1rn
comquemestamos
CATOLICOSEINTEGRALISMO
pelobemdobrasil
discursoaosintegralistas
CONCEITOCRISTÃODOTRABALHO
Breviário do Camisa Verde
Livro Cientificismo Moderno
Livro Espiritualidade

Marcha Linearista

Vídeo em Destaque

TUPÃ, O GALO VERDE INTEGRALISTA E LINEARISTA, ESMAGA O VERME COMUNISTA LIBERAL, GERADO NO VENTRE DO GRANDE CAPITAL FINANCEIRO INTERNACIONAL