A IMPORTÂNCIA DO MUNDO DAS IDÉIAS
FRANCISCO ANÉAS, AMIGO E COLABORADOR DO MIL-B, EX-PRESIDENTE DA FIB
O Filósofo Platão há 2400 anos atrás, muito antes de Jesus Cristo, nos ensinou que existem o mundo sensível e o Mundo das Ideias. Para ele, o mundo perfeito estaria no Mundo das Ideias. O mundo sensível em que vivemos seriam sombras da realidade. Mito da Caverna. A minha visão de mundo não é Platônica. Mas eu acredito que o mundo real e verdadeiro é maior e mais complexo do que o mundo sensível, e precisamos nos socorrer das ideias para explicar a realidade. O que precisamos é desenvolver os nossos sentidos, talvez utilizando de algum aparelho inventado pelo homem. Os sentidos não devem sozinhos representar a verdade dos fatos. Precisamos concatenar o pensamento com a realidade que nos é apresentada.
As pessoas normais, que são a grande maioria, vivem no mundo sensível. Elas estão preocupadas em pagar o aluguel e comprar comida, estão preocupadas em sobreviver. O espaço para filosofar está sendo perdido no decorrer do tempo, devido ao pragmatismo existencial das pessoas. Os loucos vivem no Mundo das Ideias. Eles vivem fora da realidade. Buscam o motivo da própria existência. Buscam uma fundamentação filosófica do que realmente está acontecendo.
O problema do Mundo das Ideias é que existem as ideias verdadeiras e as ideias falsas. As ideias verdadeiras nos levam a realidade e ao conhecimento cientifico. Ou pelo menos a interpretação científica dos fatos. As ideias falsas não nos levam a lugar nenhum, só servem para criar ideologias para o controlador explorar as pessoas. São ideias incompletas e truncadas em si mesmas. Algumas ideias verdadeiras não fazem parte do mundo sensível por questão de uma limitação da sensibilidade do homem observador. Na medicina existem uma infinidade de micro-organismos que fazem mal ao ser humano. A falta de harmonia corporal e mental do ser humano o conduzem a doenças. Fato comprovado empiricamente. As ideias verdadeiras são aquelas que se transformam em realidade e são comprovadas empiricamente.
Eu tenho a visão de que o Universo é um grande organismo vivo e em expansão. Talvez isto seja um pensamento Platônico. Mas eu estou também preocupado descobrir as Leis da Natureza que regem o Universo. E como são as dinâmicas dessas leis universais. Estou com 65 anos de pensamento e ainda não consegui; acho que falta linguagem matemática. As Ideias falsas só servem para criar ideologias para o controlador dominar e explorar a humanidade. Criar ideologias religiosas e políticas através de superestruturas sociais, como as Igrejas e Forças Armadas e governos. Fazendo com que as pessoas vivam no futuro e suportem a exploração presente de forma pacífica e mansa. Os Padres Católicos vendem a ideal falsa do Paraíso depois da morte para explorar os Católicos. Os Comunistas vendem a ideia falsa de que no futuro todos serão iguais e não existirá o Estado para explorar a militância Comunista. Os Capitalistas vendem a ideia de que o liberalismo do dinheiro resolverá todos os problemas da Humanidade.
Eu não sou Platônico porque vivo no mundo sensível e no tempo presente. Mas eu estou em busca da verdade absoluta. Para mim a verdade necessita de comprovação empírica. Só acredito no conhecimento cientifico positivista. Não existe Jeová, nem Paraíso e nem igualdade entre as partes.
Para os Integralistas e Linearistas do Sec XXI é de fundamental importância a interpretação sistemática do mundo sensível e o exercício constante de mentalização para conexão com o mundo das ideias. Não existe a tal racionalidade para os humanos, mas sim uma interpretação relativa dos fatos naturais e da realidade. Isso é de suma importância para nosso trabalho doutrinário.