A EXEGESE DO DEUS DA NATUREZA
FRANCISCO ANÉAS, AMIGO E COLABORADOR DO MIL-B
O Todo contém as partes como as partes contêm o todo. O todo é Deus. Deus é a Natureza. Deus está contido em todas as partes e se manifesta pelas leis da natureza. As Leis da Natureza não necessariamente são imutáveis.
Deus não é um ser todo poderoso, Deus é o todo, a Natureza. A visão gnóstica e panteísta de Deus deve sempre ser analisada com profundidade. O Universo, a Natureza, sempre existiu. Ele não foi criado por nenhum ser todo poderoso e nem por Jeová. Ele também não vai acabar. As partes acabam mas o todo é perene. O todo, a Natureza, é eterna. Ninguém pode com a Natureza, nem o maior de todos os seres poderosos, nem o Império Sionista.
Quem tem esta visão de que Deus está contido nas partes, ou em todas as partes, são as religiões panteístas do Oriente. Taoísmo. As religiões do Ocidente acreditam em um Deus pessoal com super poderes, o principal deles é o Jeová do Judaísmo. Judaísmo, Cristianismo e Islamismo são derivações da mesma interpretação simplista de mundo.
O filósofo Spinoza também imaginou um modelo de religião baseado na substância. Deus é um conceito filosófico, não religioso. Ele diz que todas as coisas são feitas da mesma substância. A substância está contida no todo e nas partes ao mesmo tempo. A substância seria a manifestação do Deus Natureza.
A minha visão é de que a Natureza é um grande organismo vivo e em expansão. Em constante mutação no tempo e no espaço. Não se concebe uma religião ou filosofia sem a interpretação dos fenômenos da natureza. Composta de energia e matéria, inanimadas e animada. A matéria animada é dotada de vida. A vida é a organização da matéria. A vida exige uma alta organização e baixa entropia. A vida é a capacidade de reprodução. Organização mais organização gera novas vidas. E a Natureza está em constante expansão.
. Não existe outras vidas. Não existe nem paraíso e nem inferno. Tudo é uma questão de organização, entropia. O morto só serve para fornecimento de matéria prima para uma nova vida. A verdade necessita de comprovação empírica, o resto é ideologia religiosa. A minha visão é orgânica. A Natureza é um grande organismo vivo. A sociedade também é um organismo vivo. A economia também é um organismo vivo. Todos estão em constante expansão propiciada pela cooperação e harmonia entre as partes. O todo é maior do que a soma das partes. O que falta para a ciência e para o homem entender um modelo de mundo orgânico são novos modelos matemáticos. Uma nova linguagem matemática que explique sistemas dentro de sistemas, do macro cosmo ao micro cosmos.
Sugiro a Cássio Guilherme do Movimento Integralista Linearista Brasileiro que a Religião Nativista não adote um Deus pessoal, baseado na cultura Nativista. Sugiro um Deus Orgânico, baseado na ciência positivista, o Deus Natureza.
obs: Cada membro do Movimento Integralista e Linearista Brasileiro MIL-B pode ter sua própria interpretação de mundo e de religião, não sendo necessariamente os postulados da Igreja Linear. Consideramos Spinoza um grande pensador e filósofo, que muita contribuição trouxe para o entendimento de mundo. Mas necessariamente nossa cosmovisão não é a mesma de Spinoza. Concordamos em vários pontos e discordamos noutros, como é natural num contexto de interpretação da realidade.