O Linearismo trouxe o arcabouço interpretativo Integralista da nossa realidade social brasileira no contexto do Sec XXI. Por isso, temos o propósito de matematizar os mecanismos sociais e filosóficos, tentando dar uma roupagem não apenas racionalista aos fenômenos sociais, mas também de previsibilidade linear.
Como sabemos, “Sociologia é uma ciência situada dentro do conjunto das ciências humanas. O objetivo da sociologia é estudar, entender e classificar as formações sociais, as comunidades e os agrupamentos humanos, para que outras ciências e técnicas possam apresentar propostas de intervenção social que resultem em melhorias na sociedade. Nesse sentido, educadores, médicos, psicólogos, engenheiros, arquitetos, urbanistas, juristas, advogados, publicitários, jornalistas, economistas, enfim, quase todos os profissionais e pesquisadores de quase todas as áreas necessitam das teorias apresentadas pela sociologia.” Nosso objetivo é então centralizar essa interpretação ” humanística” num conceito mais exato, previsível, tentando modelar os modelos sociológicos através de equações físico-matemáticas, que possam ser resolvidas em contextos de grande número de variáveis. Alguns centros acadêmicos já vêm adotando essa abordagem, visto que a sociologia e a dinâmica das populações e das idéias políticas possam ser equacionáveis.
O pensamento filosófico do século XVIII e começo do XIX compreende um conjunto de contribuições da maior importância para as ciências sociais em geral e a Sociologia em particular. O liberalismo, iluminismo, jacobinismo, conservantismo, romantismo e evolucionismo são algumas das principais manifestações do pensamento europeu desse tempo. São expressões da revolução cultural simbolizada nas obras de filósofos, cientistas e artistas como Rousseau, Kant e Hegel, Goethe, Beethoven e Schiller, Adam Smith, Ricardo, Herder e Condorcet, entre outros. A despeito da multiplicidade dessas correntes de pensamento, bem como das suas divergências, é inegável que no conjunto elas instituem algumas das condições epistemológicas do desenvolvimento das ciências sociais em geral e da Sociologia em particular. Esses pensadores estigmatizaram a Sociologia como Ciência estanque, puramente humanística, sem uma modelagem filosófica mais racionalista e exata. Esse o objetivo do Linearismo. Trazer a Sociologia e e as Ciências Sociais para o Campo de estudos das Ciências Exatas. E não é tarefa tão difícil assim. Nossa experiência vem mostrando que é possível a previsão correta das equações sociais. E vamos seguir nesse sentido.